23 de nov de 2016

Avaliação Bimestral do Berçário (0 a 3 anos)

Identidade e autonomia.

*Pontualidade e assiduidade ás aulas;
*Brinca com os amigos;
*Compartilha os brinquedos;
*Colabora com a higiene do ambiente escolar;
*Presta ajuda em pequenas tarefas;
*Organização dos materiais e dos brinquedos;
*Respeita o lugar dos amigos;
*Gosta de trabalhar em grupo;
*Convive em grupo com harmonia,respeitando e descobrindo valores no outro;
*Tem interesse nos trabalhos propostos pelo professor;
*Participa de atividades recreativas e sociais;
*Apresenta hábitos de higiene;
*Enfrenta dificuldades sem desanimar;
*Comenta sobre suas dificuldades;
*Apresenta timidez;
*Apresenta agressividade com os amigos;
*Apresenta espírito de liderança;
*Respeita as regras pré estabelecidas;
*Solicita a presença do professor nas atividades;
*Coopera com os colegas nas atividades;
*É criativo nos trabalhos;
* É dado a manifestações de afeto;
*Aceita oposições sem reagir;
*Acredita em si mesmo;
*Concentra-se nas atividades;
*Apresenta independência com relação ao tomar decisões:alimentar-se,despir-se e ao vestir-se;
*Chora com frequência;
*Adoece com frequência;
*Tem apetite;
*Descansa tranquilo durante a sesta;
*Controla os esfíncteres;
*Apresenta cacoetes;
*reconhece situações novas(em relação a pessoas,ambientes);
*Costuma ser claro no agir e no falar;
*Desenvolve hábitos de cortesia;
*Os pais procuram conversar com os professores sobre desenvolvimento e aprendizagem;

Linguagem oral e escrita.
*Pronuncia as palavras de acordo com a faixa etária:monossílaba,dissílaba,trissílaba e polissílaba;
*Se expressa com clareza;
*Manifesta sua vontade;
*Reconhece as pessoas que o cercam nomeando-as;
*Participa com prazer de vária situações de comunicação oral,para interagir,expressar desejos e sentimentos (utilização de fantoches/máscaras/fantasias e outros);
*Entende pergunta e resposta;
*Ouve e observa com atenção;
*Entende facilmente as explicações;
*Tem clareza de expressão;
*Sabe dar recado;
*Contextualiza situações e fatos;
*Formula perguntas;
*Apresenta curiosidade nos diversos conteúdos apresentados(questiona/pesquisa/relata);
*Concentra-se nos debate e atividades;
*Assimila as atividades desenvolvidas;
*Descobre situações novas;

Matemática.
*Apresenta noção espacial(em cima,em baixo,perto ,longe,dentro,fora,empilhamento, encaixe);
*Reconhece forma e cor;
*Apresenta noções de abrir,fechar;
*Resolve pequenos problemas oralmente;
*Relaciona objeto por sua semelhança e diferença;

Movimento.
*Apresenta apreço durante a estimulação de massagem (sorri,chora ,se contrai);
*Apresenta enrijecimento ou facilidade nos movimentos estimulados;
*Demonstra relativos controle muscular em movimento que envolva todo o corpo;
*Tem ritmo (dança,bate palma,acompanha a canção);
*Apresenta coordenação:arrastar,engatinhar,apoiar,andar pular,correr,subir....;
*Realiza atividades motoras com obstáculos;
*Apresenta coordenação motora: ampla/fina;
*Possui noção de espaço;
*Desenha e pinta com facilidade;
*Utiliza-se do limite pré estabelecido nas diversas atividades apresentadas: escrever, desenhar, pintar, correr, pular, outros;
*Tem noção de lateralidade;
*Possui equilíbrio nas situações propostas pelo professor;
*Picota/recorta papel:com as mãos,dedos,tesoura:(de acordo com a idade);
*Amarra o cadarço do tênis corretamente;
*Consegue vestir e despir suas roupas;
*Os movimentos realizados pela criança estão de acordo com a idade;

Natureza e sociedade.
*Aponta para pelo menos três partes do seu corpo quando nomeadas;
*Aprecia as diversas atividades apresentadas de acordo com os conteúdos; -plantas,animais,-identificando-os ,relatando histórias,questionando;
*Apresenta simpatia pelos integrantes da escola,identificando suas tarefas/nomes;

Artes visuais – música.

*Observa e identifica imagens diversas;
*Responde a estímulos rítmicos;
*Participa de situações que envolvam músicas,danças;
*Tem interesse por materiais sonoros e produção musical;
*Tem apreço por determinada cor/figura/música/personagem;
*Usa livremente a imaginação para desenvolver sua capacidade criativa: expressa suas vontades/desejos através de criações musicais/desenhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário