17 de nov. de 2016

✎ 2 Planos de aula para Berçário

✿ 1º Plano de aula

1. Acolhida e músicas: Boa tarde coleguinha, dias da semana, chamadinha (músicas que falem o nome das crianças. Ex: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”), Se você está contente, o sapo não lava o pé, Fui morar numa casinha.


2. Exploração dos objetos e brincadeiras: Permitir que as crianças brinquem livremente pela sala de estimulação, escolhendo seus brinquedos. Nesse momento a professora deve interagir com as crianças e estimular a brincadeira e o faz de conta. Enquanto brincam as crianças também podem ouvir músicas em volume baixo. (Atividade Fixa)

3. Atividade: Chuvinha de papel: Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.

4. Cantinho da leitura: Deixar os livros ao alcance das crianças para que elas escolham o que querem ler. Nessa idade as crianças levam os objetos à boca por isso, os livros devem ser apropriados. (Atividade fixa)

5. Lanche

6. Recreio: Brincadeira livre (área externa)

7. Desafios corporais: Fazer uma roda e utilizar cantigas de roda para a brincadeira

8. Quando voltar para sala: permita que as crianças tenham um momento de relaxamento e conte-lhes a história do dia.

9. Atividade: Conversando com o fantoche: Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como: “Como se chama?”, “Quantos anos você tem?”, “O que fez na escola hoje?” etc.


 ☆  ✮ ☆  ✮ ☆  ✮ ☆  ✮ ☆  ✮ ☆  ✮ ☆  ✮ ☆  ✮ ☆  ✮ ☆ 

2º plano de aula 

1. Acolhida e músicas: Boa tarde coleguinha, A semana, Chamadinha: Se Eu Fosse um Peixinho, Se você está contente, O sapo não lava o pé, Fui morar numa casinha, Cachorrinho está latindo. (Você pode cantar as mesmas músicas durante a semana inteira para que as crianças aprendam a reconhecê-las e o ritmo)

2. Exploração dos objetos e brincadeiras:
Permitir que as crianças brinquem livremente pela sala de estimulação, escolhendo seus brinquedos. Nesse momento a professora deve interagir com as crianças e estimular a brincadeira e o faz de conta. Enquanto brincam as crianças também podem ouvir músicas em volume baixo. (Atividade Fixa)

3. Atividade: Caixa de figuras: Confeccione três caixas com figuras em EVA grandes. Na primeira caixa coloque figuras de animais, na segunda coloque figuras de frutas e na terceira figuras diversas. As figuras devem ser grandes e coloridas. Abra as caixas com as crianças em roda e explore as figuras perguntando o nome, a cor e etc. Depois permita que as próprias crianças peguem as figuras e pergunte o nome das figuras elas pegaram.

4. Cantinho da leitura: Deixar os livros ao alcance das crianças para que elas escolham o que querem ler. Nessa idade as crianças levam os objetos à boca por isso, os livros devem ser apropriados. (Atividade fixa)

5. Lanche

6. Recreio: Brincadeira livre (área externa)


7. Desafios corporais: Faça uma pose: Crie poses diferentes para que as crianças imitem.

8. Quando voltar para sala: permita que as crianças tenham um momento de relaxamento e conte-lhes a história do dia.

9. Atividade: Se reconhecendo no espelho: Deixar as crianças diante de um espelho grande e solicitar que apontem algumas partes do corpo.

10. Aproveite a caixa de figuras dos animais agora para brincar de imitar os sons que os animais produzem.


Um comentário: