16 de nov. de 2016

➔ 7 Atividades para trabalhar no Berçário 1

Saiba como se dá o desenvolvimento dos Bebês de 1 ao 5 meses e confira as sugestões de atividades para trabalhar em cada etapa da vida do bebê nesse período.

1 - No 1º mês: Conversa
Desde o nascimento os bebês estão aptos à aquisição da linguagem oral. Portanto, é importante conversar bastante com eles transmitindo carinho e segurança. É interessante emitir sons variados estimulando-o a virar a cabecinha ou acompanhar com os olhos. 



2 - No 2º mês: Massagem com balão
No 2º mês de vida o bebê já sorri de verdade, seus sentidos estão mais aguçados e iniciam as habilidades sociais. Nesta fase, o bebê gosta muito de ser tocado e acarinhado. Portanto, uma boa opção é a massagem com o balão, pois acalma; desenvolve a consciência corporal; promove um sono tranquilo e estimula o vínculo afetivo. 


Coloque um pouco de água em temperatura ambiente dentro de um balão (não encher muito para não ficar pesada). Se o clima ajudar, deixe o bebê somente com a fralda em um local sereno, com luz difusa e música suave. Passe a bexiga ou a esponja delicadamente pelo corpo dele, fazendo uma massagem suave com movimentos circulares. 

3 -
No 3º mês:  Emitir sons variados
Segundo especialistas, a visão dos bebês começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês. Então, começam a distinguir quem é quem em sua vida e já demonstram preferência. O lobo parietal, a parte do cé­rebro que rege a coordenação visomotora, entre os olhos e a mão, e permite que uma pessoa reconheça objetos, está agora se desenvolvendo rapidamente. E o lobo temporal, que auxilia na audição, na lingua­gem e no olfato, também se tornou mais ativo. Assim, quando o bebê ouvir a voz da mãe, pode olhá-la diretamente e começar a emitir sons, assim sendo, é o momento de variar os estímulos auditivos e visuais: o bebê adora quando o adulto brinca de emitir varia­dos sons com a boca.

4 - 
No 4º mês: Brincar com objetos variados
Aos quatro meses o bebê começa a rolar de um lado para o outro e tentar sentar-se. Uma boa forma de estimulá-lo é colocando-o deitado em um espaço amplo com almofadas, rolos e bolas. Brinque com ele de rolar comemorando a cada tentativa. Auxilie-o a manter-se sentado por instantes apoiado nas almo­fadas. É importante estimular o bebê a explorar e brincar com objetos variados, podendo ser uma sim­ples fralda de pano limpa a qual vai chupar, segurar e amassar e até mesmo chocalhos para que ele se entretenha com o som.

5 - 
No 5º mês: Jogo do chapéu
No quinto mês de vida o bebê começa a apren­der o conceito de causa e efeito. É comum segurar e soltar objetos para vê-los cair. O bebê costuma pas­sar bastante tempo nesta atividade. Para estimulá-lo ainda mais, desenvolva o jogo do chapéu. Compre chapéus variados e a cada um que colocar na cabe­ça faça uma cara engraçada chamando a atenção do pequeno, em seguida aproxime-se para que ele tente tirar o chapéu da sua cabeça. Repita a atividade vá­rias vezes, alternando os chapéus. 

6 - Jogo da imitação
Especialistas afirmam que com quatro ou cinco meses o bebê já compreende todos os sons básicos da língua falada em casa e começa a desenvolver ca­pacidade de produzir alguns sons. Também consegue participar de jogos de imitação e vai tentar reprodu­zir algo que seja dito a ele. Portanto, é interessante estimular a comunicação copiando suas expressões e sons. Ao perceber uma reação quando emite sons e tenta verbalizar alguma coisa, a criança aprende a importância da linguagem e começa a entender o conceito de causa e efeito. Ela passará a notar que o diz faz diferença.

7 - Em sala de aula
Aproveite as dicas e aplique em sala as atividades aqui exemplificadas, pode-se perceber que todas são fáceis e requerem poucos recursos, mas aqui o mais importante é passar também aos pais, para que possam ajudar em casa, a dar continuidade aos exercícios aplicados nos bebês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário